O empreendedor francês Christian Bourdais convocou oito arquitetos para projetar oito residências de férias em uma reserva de 50 hectares, localizada a cerca de duas horas de Barcelona. Até ai, nada fora do normal. No entanto, cada participante no experimento "Solo Houses" recebeu o que todo arquiteto sonha (e dificilmente consegue): carta branca. Os resultados, ao gosto de Sou Fujimoto, Pezo von Ellrichshausen, e outros, são impressionantes. Veja os projetos a seguir.
Casa Faustino / Didier Faustino
Esta casa de cerca de 230 m² do arquiteto franco-português Didier Faustino, mais conhecido por suas instalações experimentais, consiste em uma explosão de caixas, cada qual com uma grande abertura que traz luz ao interior da casa e emoldura uma perspectiva diferente da paisagem.
Segundo Faustino, a "casa se apresenta como um abrigo protegido dos elementos mas voltada para seu entorno natural. Oferecendo uma vista fragmentada da pausagem, a casa recebe luz natural que é, então, refratada para seu centro, criando assim uma nova experiência de espaço: os pisos de madeira trazem leveza ao volume; pontos de referência tradicionais (cima, baixo, direita, esquerda) desaparecem.
Casa Fujimoto / Sou Fujimoto
Muito similar ao seu Pavilhão Serpentine Gallery, e conceitualmente próxima à sua Casa NA, a Casa Fujimoto utiliza uma estrutura em grelha de madeira para criar uma "floresta geométrica". A casa conta com uma estrutura de vidro em seu núcleo; segundo Fujimoto, esta serve para criar uma proteção e proporcionar um sentido de abertura aos elementos, especialmente à luz e ao vento. A grelha de madeira também permite aos usuários escalar a estrutura como uma árvore para acessar a cobertura que mira o vale.
Casa Johnston Marklee / Johnston Marklee
A casa projetada pelo arquiteto de Los Angeles Johnston Marklee se situa em meio a um bosque, colocando-se "como um objeto singular". Todos os ambientes são conectados, portas de correr permitem tanto privacidade quanto a abertura completa dos espaços internos. Uma cobertura terraço oferece vistas panorâmicas além de contar com uma piscina.
Casa Mos / MOS Architects
A Casa Mos, por Michael Meredith e Hilary Sample, independe da rede de energia e outras infraestruturas, utilizando sistemas passivos para condicionamento térmico. A residência consiste em quatro estruturas, cada uma na forma de um "T" invertido, com jardins em suas coberturas.
Uma quinta estrutura "está invertida e foi incorporada ao solo, tornando-se uma piscina", Meredith disse à CNN: "Estamos interessados no jogo entre as torres como objetos individuais e como um grupo de coisas, a materialidade do concreto bruto oferecendo uma tectônica abstrata sem escala. A casa apresenta a imagem de uma ruína, torres de concreto bruto dispersas na paisagem"
Casa Office KGDVS / Office Kersten Geers David van Severen
Os arquitetos de Bruxelas Kersten Geers e David Van Severen, projetaram uma residência em forma de anel que praticamente desaparece na paisagem. As fachadas podem ser completamente abertas, suprimindo os limites entre o que interno e o que é externo.
Van Severen disse à CNN que a simplicidade do terreno serviu de inspiração: "Não se trata primeiramente de conforto, mas talvez da essência despida. A impressionante natureza do lugar e a condição "fora da rede" estipulada para cada "Solo House" traz as coisas de volta ao básico. Não é necessário um monte de acréscimos."
Casa Pezo / Pezo von Ellrichshausen
A primeira casa a ser construída - e comprada - é a Casa Pezo do arquiteto chileno Pezo von Ellrichshausen. A casa, uma estrutura escultural monolítica, consiste em um "anel perimetral, uma rotunda panorâmica" dividida por 16 colunas ocupada por uma sequência de ambientes (embora o único espaço "interno" não tenha cobertura). Os ambientes se volta para um pátio interno à céu aberto que conta com uma piscina, "um volume de água tão profundo quanto a altura que separa a casa do solo natural."
"Este experimento Solo está entre a arte e a arquitetura", disse Pezo à CNN, "Pode parecer pretensioso mas, como intensão, esta iniciativa é uma tentativa otimista de afirmar a confiança no poder da arquitetura pura."
Para os interessados em comprar a casa, ela estará aberta para visitação no final de semana dois dias 5 e 6 de abril e também no dia 14 de junho de 2014.
Imagens das casas do Studio Mumbai (Índia) e TNA Takei-Nabeshima-Architects (Japão) serão divulgadas em breve...